Principal ⚡ Atendimento Lição 1: Sua primeira conversa no Chatwoot

Lição 1: Sua primeira conversa no Chatwoot

Última atualização em Aug 31, 2025

Bem-vindo ao Chatwoot! Neste guia para iniciantes, mostraremos os princípios básicos para lidar com sua primeira conversa com um cliente.

Como usuário do Chatwoot, você poderá gerenciar várias conversas com vários clientes de vários canais em um único painel.

O que é Chatwoot?

Imagine ter todas as suas conversas com clientes — e-mails, redes sociais, WhatsApp e chat online — em um único painel. É exatamente isso que o Chatwoot faz por você! Chega de alternar entre diferentes aplicativos para responder aos clientes.

Compreendendo os canais

Pense nos canais como diferentes portas pelas quais seus clientes podem entrar em contato com você. Entre elas:

  • Suporte por e-mail

  • Chat ao vivo no site

  • Redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook)

  • Aplicativos de mensagens (WhatsApp, Line, Telegram)

  • SMS

  • Chatbot

Dica rápida : no Chatwoot, chamamos cada conexão de canal de " caixa de entrada " - assim como sua caixa de entrada de e-mail, mas mais inteligente!

Como funciona?

Com base nos canais que você escolher para sua organização, seus clientes podem entrar em contato com você por qualquer um deles. Quando alguém envia uma mensagem, ela se torna uma nova conversa no Chatwoot, listada cronologicamente no seu painel.

Veja como fica sua lista de conversas:

Criando sua primeira conversa

Você também pode conferir outros guias de configuração de canais aqui .

Vamos configurar o canal do seu site:

Passo 1. Vá para Configurações → Caixas de entrada → "Adicionar caixa de entrada".

Passo 2. Clique no ícone "Site".

Passo 3. Preencha os campos que você vê na tela. Precisa de ajuda? Confira nosso guia detalhado .

Passo 4. Acesse o site onde você ativou o chat ao vivo. Abra o widget de chat e envie uma mensagem de teste.

Etapa 5. Abra o painel do Chatwoot para ver e responder à mensagem!

Respondendo a mensagens

Ao receber uma mensagem, basta abrir a conversa e responder na caixa de bate-papo. Sua resposta chegará ao cliente pelo canal original — seja e-mail, WhatsApp ou qualquer outra plataforma.

Não se preocupe com todos os recursos adicionais que você vê no painel (como Notas Privadas, Ações de Conversa e Macros). Abordaremos isso nas próximas lições!

Pronto para aprender mais? Confira nossa próxima lição sobre noções básicas de painéis .